Vantagens

SAMS QUADROS

Conheça abaixo as vantagens de aderir ao SAMS Quadros.

Quero saber mais sobre…

Assistência Médica Domiciliária

Acordo ECCO-SALVA

Com mais de uma década de existência no mercado nacional e um crescimento exponencial da carteira de clientes, a Ecco-Salva distingue-se pela excelência dos serviços prestados.

A fidelização e o aumento contínuo de clientes nacionais e internacionais, são o melhor testemunho da qualidade dos serviços prestados. Vocacionada para a assistência médica domiciliária, cobrindo a totalidade do território continental e ilhas, 24 horas por dia 365 dias por ano, a Ecco-Salva dispõe de um leque alargado de serviços que complementam a sua atividade principal.

Agora também os beneficiários dos SAMS Quadros podem usufruir do serviço consultas ao domicílio por APENAS 3 Euros por consulta (valor não comparticipado pelo SAMS Quadros suportado pelos sócios/beneficiários subscritores do Fundo Complementar de Saúde - FCS).

Para mais informações consulte o website da Ecco-Salva em www.eccosalva.pt.

PARA MARCAÇÕES

213581889

Aconselhamento Médico Telefónico

Acordo Ecco-Salva

O SAMS Quadros, numa contínua aposta de melhoria dos serviços disponibilizados aos nossos sócios, oferece a partir de agora o Aconselhamento Médico Telefónico SAMS Quadros/Ecco Salva.

Disponível sem qualquer custo para os nossos beneficiários*, o Aconselhamento Médico Telefónico é realizado por um médico Ecco-Salva, que presta informações e esclarecimentos de dúvidas de natureza médica, designadamente relato de sintomas, situações de emergências de saúde, dosagens de medicamentos, auxílio para compreensão de bulas de medicamentos e de exames laboratoriais.

Esta nova oferta pretende que os nossos beneficiários sintam maior segurança nos momentos em que uma qualquer questão médica os preocupa, mas também garantir um acesso permanente aos profissionais de saúde por aqueles que vivem em regiões com menor oferta ou em que a ida a uma unidade implica uma grande deslocação.

 

(FAQs)

O que é o aconselhamento médico telefónico? 
É um serviço prestado por um médico para a obtenção de informações e esclarecimento de dúvidas de natureza médica, designadamente relato de sintomas, situações de emergências de saúde, dosagens de medicamentos, auxílio para compreensão bulas de medicamentos e de exames laboratoriais.

Que número devo ligar? 
Deve utilizar o mesmo número das consultas domiciliárias SAMS Quadros, i.e. 213 581 888

E se no aconselhamento o médico decidir que tem de haver uma avaliação clínica presencial? 
Nestes casos, ou é promovida uma consulta domiciliária para observação do beneficiário doente ou se se tratar de um processo de emergência médica, é sugerido recorrer ao 112.

Caso o médico sugira uma consulta domiciliária após o serviço de Aconselhamento Médico Telefónico, significa que suportarei os 2 serviços?
Não, nos casos em que a consulta domiciliária é antecedida do serviço de aconselhamento médico telefónico, só é feita a cobrança da consulta em domicílio.

O que se paga pelo serviço de Aconselhamento Médico Telefónico? 
O aconselhamento médico telefónico aos beneficiários com FCS é gratuito.
O aconselhamento médico telefónico aos beneficiários sem FCS é de 1,50€ por aconselhamento.

PARA MARCAÇÕES

213581888

Consultores Clínicos

Qualidade na Assistência Médica

No seguimento da política de qualidade enveredada por esta Direção, é com enorme prazer que informamos ter sido tomada a decisão de reforçar a equipa de consultores clínicos. Nesse sentido, encontram-se a colaborar connosco o Dr. Carlos Clara, especialista em Patologia Clínica, o Dr. José Damião Ferreira, médico de Cirurgia Geral e o Prof. Dr. Marco Dutra de Medeiros, especialista em Oftalmologia.

 

Com o reforço da equipa de consultores clínicos, pretende se que os nossos prezados sócios tenham acesso a um serviço de ainda maior qualidade, nomeadamente na avaliação e razoabilidade dos eventos clínicos para os quais é pedido Termo de Responsabilidade e/ou Orçamentos. Contamos também, que com o seu expertise possamos cada vez mais adequar o perímetro de assistência médica aquilo que são as realidades terapêuticas.

 

Com uma melhor equipa ao serviço do sócio, o SAMS Quadros estará habilitado cada vez a aumentar a qualidade de assistência médica, dentro do espírito de rigor e previsibilidade que pugnamos por manter na gestão do nosso subsistema.

 

CONSULTORES CLÍNICOS

Dr. José Damião Ferreira – Cirurgia Geral 

RESUMO DA CARREIRA PROFISSIONAL: 
- Internato Policlínico no Hospital de Santa Maria, Maternidade Dr. Alfredo da Costa e Centro de Saúde do Concelho de Arruda dos Vinhos (1979 - 1980);
- Internato de Cirurgia Geral no Hospital de Santa Maria, Lisboa (1983 - 1988) o Grau de Especialista em Cirurgia Geral (1988); 
- Cirurgião Geral do Hospital da Luz (desde outubro de 2006);
- Coordenador do Departamento de Cirurgia Geral do Hospital da Luz;
- Vogal da Comissão Oncológica do Hospital da Luz o Assistente Eventual do Hospital de Santa Maria, Lisboa (1988 - 1993); 
- Assistente Hospitalar do Hospital de Santa Maria, Lisboa (1993 - 1995) e do Hospital Fernando Fonseca, Amadora (1995 - 1999); 
- Grau de Consultor em Cirurgia Geral (1999); 
- Cirurgião Geral do Hospital da Luz (desde 2007); 
- Vogal da Comissão Oncológica do Hospital da Luz; 
- Assistente Hospitalar Graduado do Hospital Fernando Fonseca, Amadora (1999 - 2005);
- Chefe de Serviço do Hospital Fernando Fonseca, Amadora (2005 - 2006);
- Membro da Equipa de Transplantação Renal (1989 - 1995) e Delegado do Registo Oncológico (1990 - 1991) do Hospital de Santa Maria, Lisboa; 
- Chefe de Equipa de Urgência (1995 - 2006) Diretor de Serviço de Cirurgia do Hospital Fernando Fonseca (2004 - 2006) Diretor Clínico Adjunto (2005 - 2006), Vogal do Conselho Médico e Vogal das Comissões de Ética, Risco Hospitalar, Feridas e Escaras (2004 - 2006) e Material Cirúrgico (1995 - 2006) do Hospital Fernando Fonseca, Amadora;
- Assistente Convidado da disciplina de Cirurgia III da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (1985 - 1995, 2004 - 2006); 
- Professor Convidado da disciplina de Patologia (área de cirurgia) da Escola Superior de Enfermagem S. Vicente de Paulo, Lisboa (1988 - 2006); 
- Vogal de Júris de Exame Final do Internato Complementar de Cirurgia Geral nomeado pela Ordem dos Médicos (1995 - 2006).

 

Dr. Carlos Clara - MD

RESUMO DA CARREIRA PROFISSIONAL: 
- Médico com especialidade de Patologia Clínica 
- Possui formação como auditor interno da qualidade tendo frequentado curso específico para o efeito;
- Exerce cargo no âmbito da organização e “gestão” num grupo de unidades convencionadas da área da saúde;
- Presidente da APOMEPA de 2004 a 2008 Vice-Presidente da ANL (Associação Nacional do Laboratórios Clínicos) de 2006 a 2008;
- Membro da AMGUS: “Associação dos Médicos Gestores de Unidades de Saúde”;
- “Embaixador” da SPMS no Centro Hospitalar Barreiro Montijo e responsável pela PDS; 
- Responsável pela informática, no âmbito da Medicina, no Serviço hospitalar onde atualmente exerce funções, pertencendo inclusive à comissão informática do Hospital; 
- Gestor do Manual da Qualidade do mesmo Serviço;
- Exerceu funções como Diretor de Serviço de Patologia Clínica no Centro Hospitalar Barreiro Montijo até novembro de 2016;
- Exerce funções como Diretor Técnico e Especialista de Patologia Clínica em Laboratório de Análises Clínicas convencionado (Labocentro, S.A.); 
- Atualmente é o CEO do Grupo Clara Saúde e Médico Especialista em Patologia Clínica no laboratório Labocentro.


Subsídio de Natalidade

O SNQTB tem vindo a desenvolver um conjunto de medidas que visam apoiar os seus associados em todos os momentos da sua vida. Se, por um lado, há uma necessidade generalizada de contrariar a diminuição da taxa de natalidade, por outro lado, o SNQTB assume o compromisso de promover a melhoria das condições de vida dos seus sócios, particularmente dos recém-pais, apoiando-os nos primeiros meses de vida dos seus bebés.

 

Subsídio de auxílio à natalidade no valor de 57 euros durante o período de 12 meses.


Consultas Nutrição Online

O SAMS Quadros tem o grato prazer anunciar a celebração de uma parceria com a empresa Nutricionistas Online, para a prestação de consultas de Nutrição online.

Trata se de uma parceria com a empresa nutricionista online, que tem como principais mentoras a Dra Lillian Barros e a Dra Maria João Nogueira, que presta serviço de vídeo consulta de nutrição.

 

FAQ'S 

Como funcionam as consultas? 
O acompanhamento nutricional online é feito através de vídeochamada, chamada (nacional) ou chat, por Skype (recomendado), Facebook ou outro, com uma das nossas nutricionistas.

Como marcar?
Por email, marca com o seu nutricionista, o dia e a hora da sua primeira consulta. Nesse email, deverá ainda enviar-nos a sua ficha clínica devidamente preenchida (a ficha será enviada por email, após a sua marcação)

Não estou a conseguir preencher a ficha clínica. O que devo fazer?
Se não consegue preencher ou gravar a sua ficha clínica, poderá ter uma versão do acrobat reader desatualizada, pelo que deverá fazer o download da nova versão através do seguinte link adobe.

Preciso de ter algum material específico para a consulta?
É necessário ter uma balança (digital ou de ponteiros) para a pesagem. É importante que a sua balança seja fiável, ou seja, que dê sensivelmente o mesmo peso após 3 pesagens consecutivas. Se tiver uma fita métrica, poderá também medir o perímetro abdominal (zona mais volumosa do abdómen).

Preciso de instalar algum programa? 
Necessita de ter um microfone e/ou câmara no computador e uma conta skype (caso opte pela video-chamada) ou uma página de facebook (caso opte pelo chat). Também existem outras opções, como o Facetime.

Qual a periodicidade do acompanhamento? 
O intervalo entre consultas será determinado entre si e a sua nutricionista, tendo em conta os seus objetivos e a sua disponibilidade.

Quais os horários para marcação? 
As consultas podem ser marcadas em horário laboral e pós-laboral (fuso horário de Portugal - UTC+0): 2.ª feira a 6.ª feira, das 08:00 às 22:00.

Qual a duração das consultas?
A primeira consulta tem a duração aproximada de 45 minutos. As consultas de acompanhamento tem a duração aproximada de 30 minutos.

Preciso de tomar algum suplemento alimentar ou complementar com tratamentos específicos?
O Nutricionistas Online distingue-se de outros serviços pelo facto de não recorrer a tratamentos estéticos ou suplementos alimentares, pois acredita que os melhores resultados advêm exclusivamente da alimentação. Apenas em casos específicos (ex: desportistas, grávidas) será necessário complementar a dieta com suplementos alimentares. Nestes casos, aconselharemos opções disponíveis no mercado. Não temos nenhum vínculo com nenhuma empresa ou laboratório.

São só consultas de emagrecimento?
Não, existem também consultas para manutenção ou aumento de peso, gestão de peso na gravidez e alimentação em caso de doença (ex: diabetes).

Quem pode marcar uma consulta de nutrição? 
Mulher (incluindo grávidas), homem, crianças e adolescentes (com autorização parental).

Como é feita a consulta?
No dia da consulta, deverá pesar-se e fazer a medição do perímetro abdominal (zona mais volumosa do abdómen). A pesagem deve ser feita sempre na mesma balança, à mesma hora e de preferência apenas com a roupa interior. Na sua primeira consulta, serão traçados os objetivos e as medidas adequadas para os atingir. É prescrito um plano alimentar personalizado e desenhado exclusivamente para si, mediante os seus gostos, horários e estilos de vida. Nas consultas de acompanhamento, são reavaliadas as medições feitas na primeira consulta, de forma a conhecer os resultados atingidos. O plano alimentar é alterado e ajustado, face aos resultados obtidos, tendo em conta as necessidades e exigências de cada paciente.

Que método é utilizado?
O método utilizado passa por entender cada caso (cada pessoa tem os seus hábitos e gostos únicos!) e, de uma forma natural (sem passar fome, sem extremismos de curto prazo), promover uma alteração personalizada dos hábitos alimentares, de forma a melhorar a saúde, mantendo o prazer de uma alimentação com que se identifique.

O que vou aprender?
Poderá aprender a fazer um planeamento alimentar equilibrado, a ler rótulos (esses códigos complicados que tantas vezes nos enganam!) e receitas úteis onde sabor e saúde se complementam.

O que distingue o serviço apresentado?

Qual o procedimento?

Como marcar? 
Deverá enviar um email para geral@nutricionistas-online.com com o seu pedido de agendamento. Como resposta, receberá toda a documentação sobre o funcionamento da consulta e uma ficha clínica que deverá preencher e devolver para o mesmo email. Se preferir, poderá ligar diretamente para os Nutricionistas Online através do (+351) 912 039 241 para efetuar a sua primeira marcação ou esclarecer qualquer dúvida.

Qual o custo? 
Este serviço tem um custo de apenas 4,00€ por consulta, limitada a uma por mês e beneficiário.
Os doentes oncológicos com processo constituído no SAMS Quadros, estão isentos de qualquer pagamento. 
Estão também isentos de qualquer pagamento, os beneficiários com idade até 16 anos inclusive.

Como efetuo o pagamento? 
Se for sócio titular, descendente ou beneficiário sem seguro ou subsistema, o pagamento é feito ao SAMS Quadros via encontro de contas.
Se for beneficiário com outro subsistema ou seguro, deve efetuar o pagamento diretamente às Nutricionistas Online, e depois de remetido ao respetivo subsistema ou seguro para comparticipação, deverá remeter para serviço de reembolsos do SAMS Quadros para pagamento complementar de acordo com as regras e o definido no regulamento do SAMS Quadros.

Se marcar consulta presencial, mantêm se as mesmas condições acima descritas? 
Não. Nessas circunstâncias as condições do serviço, valores de comparticipação e metodologia de pagamento, alteram para o preconizado, para este ato, no regulamento e tabelas do SAMS Quadros.

Nota importante: A telenutrição só é comparticipada nos serviços prestados no âmbito deste acordo com a Nutricionista Online. 

 


POLÍTICA DE COOKIES

O site do SNQTB utiliza cookies de modo a proporcionar-lhe a melhor experiência de navegação e aceder a todas as funcionalidades. Para aceitar a sua utilização, continue a navegação.